domingo, 14 de março de 2010

Nostalgia... Saudade conformada


As pessoas sempre confundem os sentimentos de nostalgia e saudade, pensam que é a mesma coisa. Não é. Nostalgia dói mais que saudade, mais que bater com a porta nos dedos, mais que cólica de rim. Nostalgia é como o fim do dia: a única saída é se conformar, já foi. Saudade a gente aguenta, inquietamente, e logo a gente cura.

Saudade a gente sente quando entra em um ônibus para ir embora, saudade da pessoa amada que fica, mas sabe que vai voltar a vê-la. Nostalgia é quando após alguns anos, você se lembra desse momento, que às vezes até se repete, mas não é a mesma coisa...
Saudade é quando o ser amado foi embora, mas o amor ainda ficou. Nostalgia é quando o amor também se foi...

Saudade a gente sente quando deixa os pais em casa e vai morar sozinho, em qualquer canto desse mundo. Nostalgia é quando a gente lembra de quando eles jogavam bola ou brincavam de boneca com a gente...
A gente sente saudade da vovó, que mora longe e cada vez que a visitamos ela aparece com um monte de comidas gostosas. Nostalgia é quando já não se tem a vovó, mas ainda sentimos o gostinho das guloseimas que ela fazia...

Saudade a gente tem de um amigo que se mudou para outra cidade ou país. Nostalgia é o que sentimos ao lembrar das brincadeiras de quando éramos crianças, e saber que agora quem brincam são seus filhos...
A gente sente saudade da nossa casa quando viaja e fica um tempo fora. E nostalgia quando a gente lembra de tudo o que viveu ali, na casa agora abandonada...
Saudade a gente pode ter de um brinquedo, de andar de bicicleta. Nostalgia é o que sentimos quando nos lembramos de como era simples e feliz nossa infância...

Temos saudade de sentar na varanda à tarde com nosso avô e ficar jogando conversa fora. E nostalgia quando o avô se vai, anoitece, e esse momento não se repete mais.
Sentimos saudade dos nossos cachorros quando passamos um fim de semana fora. Nostalgia, quando lembramos deles pulando na gente, mas só vemos a casinha que está vazia.

Saudade é um sentimento urgente, nostalgia não tem solução: a gente só se conforma. Saudade é a ausência provisória de alguém, nostalgia é a ausência eterna de um momento.
“Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença” – dizia Lispector. Então, nostalgia é quando toda a comida cessou...

6 comentários:

Leo Curcino disse...

essa tal de nostalgia...

Bruna disse...

Lindo! Amei cada palavra sua! *-*

Nem tenho nada a dizer... vc disse tudo já! Rs


beijos

Anônimo disse...

Sou doido para namorar uma menina linda, mas essa merda de nostalgia nao deixa... ela ainda vive um amor acabado :(

Alexandre souza disse...

essas palavras ja dizem tudo,que coisa linda,eu sinto isso todo dia,tenho 26 anos e ainda nao me livrei da nostalgia,e tenho certeza que nunca vou deixar de sentir isso,as vezes eu choro,quando chove entao,valeu amiga,parabens!!!

Taruga disse...

Me lembro de bons tempos que vivi com alguns amigos, na época não era tão bom quanto eu sinto agora, parecia ser mais difícil. Eu sei que não era perfeito, mas hoje parece. Tenho uma visão exagerada disso sabe, e o pior é que não vai voltar, o máximo que pode acontecer é que alguns amigos vão para a escola que eu vou ano que vem, se eles passarem.
Ano que vem vo mudar de escola e espero que não seja assim, pensando no ano atual.
Talvez esses amigos vão para a mesma escola que eu.
Só me resta rezar e torcer.
É difícil viu...

GUILHERME SANTANA SOARES disse...

Caracolis, é muito triste vier, as vezes, estou com uma tremenda depressão por causa disso! Eu acho triste, a vida é como uma lágrima morta. As lágrimas são as únicas coisas que sobram de uma lembrança, mas elas também morrem.É a tristeza pelo fim dos ciclos, pelo fim de tudo. Mas há um ser que não tem fim, é Deus, não se tem nostalgia quando se está perto de Deus, pois ele é tudo, então você têm tudo perto dele! Nostalgia é a vontade de fazer tudo que podia ter feito naquela época, é a vontade de voltar tudo, rever tudo. O TUDO É ESTRANHO! É só Deus mesmo!Só Deus...Eu fico pensando ele tem que carregar uma carga mesmo, pois não é fácil, esse negocio de eternidade é fora da nossa lógica! Por isso devemos nos humilhar a ele...